Conheça 5 tecnologias para aumentar suas vendas e bater todas as metas
Ao visitar a área de vendas de qualquer empresa atual, é fácil ver lideranças e vendedores constantemente usando diversas plataformas.
Isso não quer dizer, no entanto, que o seu negócio precise adotar todas as tecnologias de vendas que existem. É preciso, antes de qualquer coisa, conhecer as opções disponíveis para escolher aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio.
Por isso, no artigo de hoje, trazemos 5 principais tecnologias para aumentar as vendas. Confira quais são e escolha aquelas que mais podem beneficiar a sua empresa!
5 tecnologias para aumentar as vendas que você precisa conhecer
1. Plataforma de Account-Based Marketing
O account-based marketing (ABM) é uma estratégia inovadora que vem ganhando destaque entre as empresas B2B que fazem vendas complexas.
A metodologia é voltada para contas grandes e permite fazer campanhas personalizadas, focadas em clientes específicos, previamente definidos. Porém, sem tecnologia, não é possível colocar em prática esse tipo de estratégia, não de maneira escalável. Por isso, existem plataformas de ABM que possibilitam fazer campanhas personalizadas em escala, mensurar resultados e provar o retorno das iniciativas.
Um exemplo é o Maestro ABM, software SaaS focado na metodologia account-based marketing que facilita as vendas desse tipo.
Única ferramenta brasileira de ABM, o Maestro permite:
- Construir um alinhamento entre marketing e vendas
- Criar pontos de interação personalizados com as empresas e contatos que se deseja atingir
- Acessar templates de estratégias já testadas e validadas que possibilitam encurtar o ciclo de vendas
- Acompanhar resultados em tempo real em um dashboard
- Fazer integrações com as ferramentas de vendas que já utiliza, complementando a estratégia.
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2. Plataforma de CRM
As plataformas de CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente) estão em primeiro lugar nesta lista não por acaso.
Esse tipo de ferramenta de vendas está entre as mais comuns no dia a dia dos vendedores, servindo para organizar negociações em andamento e permitindo que líderes acompanhem as movimentações no pipeline de cada profissional.
Ao monitorá-las, os gestores podem fazer previsões e adaptar as estratégias. Os vendedores, por sua vez, podem organizar os contatos dos potenciais clientes e enriquecer os perfis de cada um deles com informações valiosas para personalizar abordagens.
Algumas opções disponíveis no mercado permitem ainda disparar emails e mensagens de WhatsApp dentro da própria plataforma.
3. Ferramentas de videoconferência
Antigamente fazer uma videoconferência exigia equipamentos caros e volumosos. Hoje, qualquer computador ou celular permite a realização de uma chamada de vídeo. Isso é um grande avanço, principalmente para times que trabalham com vendas internas.
Em muitas empresas, ainda se usa somente telefone e mensagem via email na área de vendas. Porém, o vídeo pode ser um bom recurso, uma vez que permite ver a linguagem corporal e expressões faciais que podem contribuir para as vendas. Da mesma forma, para vendedores em home office, ferramentas como Zoom e Google Meet auxiliam a fazer reuniões e a compartilhar feedbacks.
4. Sistema de gestão de aprendizagem
Um Learning Management System (LMS, ou sistema de gestão de aprendizagem) é uma plataforma que inclui uma série de recursos que permitem o aprendizado a distância de maneira síncrona e assíncrona.
As plataformas desse tipo são úteis especialmente para capacitar os vendedores. Hoje, não é mais preciso promover eventos presenciais para realizar treinamentos e formações. Graças a esse tipo de ferramenta, as lideranças podem proporcionar aos vendedores novas maneiras de aprender. E o melhor: a qualquer hora, de qualquer lugar.
Porém, não basta fazer login em um sistema de gestão de aprendizagem. É preciso que as lideranças vão além e engajem os vendedores nos treinamentos, trazendo feedbacks que os auxiliem a melhorarem suas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais.
5. Redes sociais
Muitas empresas ainda não dão a atenção necessária para o que muitos consideram básico. As redes sociais fazem parte do dia a dia da maior parte das pessoas, especialmente no Brasil. Sendo assim, fica fácil concluir que seus potenciais clientes também estão nelas. Por isso, elas são uma ótima tecnologia para aumentar as vendas, independentemente do setor do negócio.
Para obter bons resultados, no entanto, não basta rolar o feed. É preciso utilizá-las de maneira estratégica. Nesse ponto, os gestores podem contribuir orientando os vendedores a fazerem um uso adequado dessas plataformas. Em vez de usar várias redes ao mesmo tempo, a dica é concentrar esforços naquelas em que o seu público está.
O LinkedIn, por exemplo, é especialmente útil para negócios que fazem vendas B2B. Há, inclusive, uma plataforma chamada LinkedIn Sales Navigator, que permite usar filtros como empresa, localização, cargo e outros critérios para encontrar perfis que fazem parte da sua audiência.
Além disso, é possível visitar o perfil na rede social dos profissionais com os quais está conversando para levantar dados e adaptar a abordagem.
Vá além da tecnologia para aumentar as vendas: invista em um bom relacionamento com vendedores e potenciais clientes
Falamos sobre algumas das principais tecnologias para aumentar as vendas que estão disponíveis no mercado atualmente. Mas, por último, vale lembrar: não basta somente escolher boas plataformas. Para obter bons resultados, é preciso que os líderes se conectem com os vendedores e que os profissionais de vendas façam o mesmo com os potenciais clientes.
Especialmente em negócios que fazem vendas complexas, de alto valor agregado, ter um relacionamento baseado na confiança é fundamental.
As plataformas auxiliam, mas as interações personalizadas e humanizadas não podem ser substituídas
Cabe aos líderes de vendas usarem as tecnologias para se envolverem de maneira mais próxima e aprimorada com suas equipes, inspirando-as e trazendo treinamentos e feedbacks.
Os gestores da área comercial precisam ser verdadeiros líderes, que trabalham lado a lado para auxiliar os vendedores a venderem melhor. As ferramentas auxiliam a coletar dados sobre ligações e desempenho. Mas cabe ao gestor observar os pontos fortes e os de melhoria e trazer esse retorno às equipes.
O mesmo vale para os vendedores. Para eles, as tecnologias para aumentar vendas servem para obter informações sobre os potenciais clientes, personalizando abordagens e organizando os contatos. Como resultado, é possível oferecer mais valor aos consumidores.
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