Inteligência artificial e ABM: como a tecnologia está transformando o Account-Based Marketing
Entenda como a inteligência artificial e o ABM podem ser utilizados em conjunto para fazer campanhas melhores.
O Account-Based Marketing é uma estratégia relativamente recente, que tem mudado a maneira como as empresas atraem clientes. Mas, apesar de ser uma novidade, o ABM já vem passando por transformações. Uma das mais recentes é a que é provocada pela Inteligência Artificial.
Quando aplicada ao ABM, a IA permite que os negócios entendam o comportamento dos consumidores com mais facilidade, obtenham insights precisos e criem campanhas personalizadas com pouco esforço.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o papel da inteligência artificial no ABM e como a tecnologia pode melhorar ainda mais os seus resultados.
Como a inteligência artificial e o ABM podem ser usados em conjunto?
Abaixo, listamos as principais maneiras pelas quais a inteligência artificial pode contribuir para uma estratégia de ABM:
Personalização
A personalização é um conceito-chave quando se fala em ABM. Porém, quando adicionamos a camada da inteligência artificial, é possível ir além.
A IA ajuda os profissionais de ABM a criarem campanhas personalizadas de maneira escalável, consumindo menos tempo e recursos. Isso porque ela pode analisar dados e auxiliar na produção de conteúdos customizados para cada conta alvo.
Essas informações podem ser coletadas a partir de redes sociais e interações com a marca, por exemplo, gerando um perfil detalhado de cada conta.
A partir desses dados, as equipes podem personalizar o conteúdo do seu site, emails, anúncios e outras peças de marketing para que estejam de acordo com os interesses e necessidades de cada conta.
Análise de dados
Outro benefício de usar AI na sua estratégia de ABM é o data analytics. Ao analisar quantidades enormes de dados, a tecnologia pode detectar padrões e tendências de uma maneira que é praticamente impossível de se fazer manualmente.
Com isso, seu negócio obtém uma compreensão profunda e relevante das necessidades de cada potencial cliente.
Compreensão do perfil do cliente ideal
Mais uma vantagem de usar AI no ABM é a análise preditiva. Ao analisar dados de campanhas passadas, é possível identificar as características de contas que têm mais propensão de converter, permitindo focar esforços nelas. Isso ajuda a otimizar orçamento e recursos. O resultado? Suas ações têm um maior retorno sobre o investimento.
Automação
Com a IA, tarefas como geração e nutrição de leads podem ser automatizadas. Isso significa mais tempo para os profissionais de marketing focarem em tarefas criativas e estratégicas.
Como implementar a inteligência artificial na sua estratégia de ABM na prática?
Agora que você já conhece os principais benefícios do uso da inteligência artificial no marketing e, de forma mais específica, no ABM, vamos falar sobre como fazer isso na prática:
Comece pela definição de objetivos
Antes de implementar a inteligência artificial no ABM, é fundamental saber seus objetivos com essa tecnologia. O que você deseja obter? Aumentar a receita, gerar mais leads, reter clientes? É a partir dessa definição que sua estratégia será definida.
Entenda quais dados coletar
Coletar dados não é tão simples quanto parece. É preciso considerar diversos fatores e os dados podem vir de diversas fontes, como pesquisas com clientes, análise do site, relatórios de vendas. É fundamental determinar quais tipos de dados vão gerar mais valor para a sua estratégia.
Colete e analise os dados
A inteligência artificial conta com dados para fazer análises e recomendações. Por isso, colete o máximo que você puder e depois use uma boa ferramenta de ABM, sobre o que falaremos a seguir, para obter os insights.
Escolha uma boa ferramenta de ABM
Existem muitos softwares de marketing disponíveis no mercado. Para obter bons resultados, é preciso escolher uma que não só facilite a criação da sua campanha de ABM como também tenha a inteligência artificial integrada.
Plataformas como a Maestro ABM, por exemplo, contam com uma assistente de IA para a qual você pode fazer perguntas sobre suas contas-alvo, obter auxílio para montar seu dossiê e suas plays. Você consegue, por exemplo, fazer perguntas como:
- “Quais touchpoints offline de ABM você pode me sugerir para serem trabalhados com C-Levels do setor X?”
- “De quais programas de incentivo a empresa Y participa no Brasil?”
- “Me apresente o compliance de investidores da empresa W”
A partir das respostas, você obtém informações estruturadas sobre o mercado para usar em suas campanhas.
Crie campanhas personalizadas
Insights em mãos? Hora de transformá-los em campanhas que impactam suas contas-alvo. Personalize as mensagens e ofereça conteúdo relevante ao seu público.
Monitore e otimize suas campanhas
Uma vez que as campanas estiverem no ar, é fundamental monitorá-las e utilizá-las, quando necessário. Taxas de abertura de email, clique e conversão devem ser observadas de perto.
Até onde utilizar a inteligência artificial no ABM?
A inteligência artificial é uma grande ajuda, mas lembre-se de que o Account-Based Marketing é um processo complexo, cheio de nuances, que exige mais do que somente tecnologia.
A estratégia requer, também, uma compreensão da audiência, planejamento estratégico e conteúdos de valor para ser efetiva. Portanto, por mais que a tecnologia auxilie, o processo de tomada de decisão feito por bons profissionais segue sendo essencial.
Além disso, existem questões de ética e privacidade que é preciso observar quando se fala do uso de IA no marketing. É importante garantir a segurança dos dados dos usuários e ser transparente sobre como eles estão sendo coletados e utilizados.
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