8 tipos de ferramentas de vendas que sua equipe precisa
Ter sucesso em vendas não é uma tarefa fácil, ainda mais quando estamos falando de vendas complexas, que têm alto ticket médio e podem envolver diversos tomadores de decisão.
Em negócios que adotam esse modelo, os vendedores precisam conhecer bem as soluções oferecidas, gerar valor por meio de uma abordagem consultiva e personalizar cada interação.
Felizmente, as equipes comerciais podem contar com diversas ferramentas de vendas que auxiliam nesse trabalho. São diferentes tecnologias que permitem automatizar tarefas repetitivas, coletar dados, aproximar-se dos clientes, reduzir o tempo necessário para fechar o negócio.
Porém, sabemos que são muitos os softwares disponíveis no mercado. Por isso, no artigo de hoje, separamos 8 tipos de ferramentas de vendas que você precisa conhecer. Em cada categoria, trouxemos algumas das opções mais conhecidas. Continue a leitura para descobrir!
8 tipos de ferramentas que auxiliam nas vendas complexas
Softwares de vendas são ferramentas digitais usadas por profissionais de vendas para tornar o trabalho mais fácil. Esse termo inclui diversas tecnologias, como CRM, inteligência de vendas, ABM e muitos outros.
Abaixo, você conhece os principais:
1. ABM
O account-based marketing (ABM) é uma estratégia inovadora que tem ganhado destaque nos últimos anos, prometendo revolucionar as vendas complexas.
A ideia é focar em contas grandes, com campanhas altamente personalizadas e voltadas para os clientes específicos que a empresa deseja atingir.
Sem tecnologia, é impossível dar conta de uma estratégia desse tipo de maneira escalável. É aí que entram as ferramentas de ABM, que permitem construir campanhas personalizadas, medir resultados e provar o retorno das ações.
Maestro ABM
O Maestro ABM é um software SaaS focado na metodologia account-based marketing que facilita as vendas complexas para empresas B2B.
Única ferramenta brasileira de ABM, o Maestro permite:
- Construir um alinhamento entre marketing e vendas
- Criar pontos de interação personalizados com as empresas e contatos que se deseja atingir
- Acessar templates de estratégias já testadas e validadas que possibilitam encurtar o ciclo de vendas
- Acompanhar resultados em tempo real em um dashboard
- Fazer integrações com as ferramentas de vendas que já utiliza, complementando a estratégia.
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2. CRM
Talvez o tipo de ferramenta de vendas mais popular desta lista, o CRM (Customer Relationship Management), como o nome sugere, permite fazer a gestão do relacionamento com os consumidores.
No software, a empresa pode armazenar os dados de clientes e potenciais clientes, desde informações demográficas até o histórico de compra e de consumo de conteúdos. Com base nisso, os vendedores podem personalizar interações, as lideranças de vendas conseguem analisar a performance das equipes, entre muitas outras possibilidades.
Como o CRM é uma das ferramentas mais usadas pelos times comerciais, também existem muitas opções à disposição no mercado. A maior parte delas funciona na nuvem, com pagamento por assinatura e planos que variam de acordo com o número de usuários e de contatos. Há, inclusive, alternativas gratuitas.
É importante escolher o CRM com cuidado, pois, para facilitar o trabalho da equipe comercial, ele deve ser integrado com outras ferramentas. Também deve dar suporte ao crescimento da empresa, oferecendo a possibilidade de contratar planos mais robustos quando necessário.
Conheça algumas ferramentas de CRM:
- Pipedrive: permite visualizar o pipeline de vendas, organizar e controlar negociações em processos de vendas complexos
- Salesforce: ferramenta robusta e, portanto, mais cara, possibilita gerir o relacionamento com os clientes e fazer integrações
- RD Station CRM: com planos gratuitos e pagos, permite registrar histórico dos contatos, acompanhar resultados, automatizar processos
3. Inteligência de vendas
Inteligência de vendas se refere a diversas tecnologias que ajudam vendedores a encontrar e monitorar dados sobre potenciais clientes. Histórico de compra, objetivos de negócio e outras pegadas digitais são informações que é possível acessar.
Com isso, os profissionais conseguem estudar o perfil de cada prospect e direcionar o discurso conforme os dados.
Na medida que surgem legislações como a LGPD, isso se torna cada vez mais desafiador. Ainda assim, é possível encontrar no mercado ferramentas de inteligência de vendas que fornecem informações valiosas atuando em conformidade com as leis vigentes.
Conheça algumas opções:
- Neoway B2B Intelligence: base de dados com informações de todas as empresas do Brasil que podem ser usadas na estratégia comercial dos negócios
- Cortex Intelligence: usa a inteligência artificial para ajudar empresas a encontrarem leads B2B mais qualificados, mapear mercado e clientes ideais, entre outras informações
- LinkedIn Sales Navigator: permite encontrar tomadores de decisão para abordar por meio de uma pesquisa avançada, acompanhar atualizações dos Leads e interagir com eles
4. Integrações
No mundo atual, altamente digitalizado, os vendedores têm uma infinidade de ferramentas de vendas à disposição. Porém, um lado negativo disso é o fato de que com frequência essas plataformas funcionam de forma independente e não podem ser acessadas de um mesmo lugar.
Mesmo quando os negócios têm acesso a todas as informações que precisam, muitas vezes elas ficam espalhadas em diversas fontes. Isso torna mais difícil acessá-las.
É aí que entram as ferramentas que fazem integrações entre diferentes sistemas, permitindo combinar dados de diferentes plataformas e tornando mais fácil a centralização de dados.
- Supermetrics: permite mover dados de plataformas de marketing para outras como Google Sheets, Google Data Studio, Excel, plataforma de BI, entre outras
- Zapier: facilita a integração de mais de 5000 aplicativos diferentes, inclusive opções usadas no dia a dia de vendas, como CRM e Slack
5. Análise de vendas
Os softwares de análise de vendas, ou Sales Analytics, servem para ajudar vendedores e gestores a acompanharem os resultados de maneira efetiva, além de prever tendências e obter insights relevantes.
A partir desses dados, é possível saber quais vendedores, ofertas e campanhas estão trazendo o retorno esperado e o que é preciso melhorar.
Além de analisar a performance das equipes, as ferramentas dessa categoria fazem análises preditivas para estimar resultados futuros.
- Power BI: ferramenta da Microsoft que permite conectar dados e visualizá-los por meio de gráficos, criar relatórios e obter insights
- Domo: conjunto de ferramentas de Business Intelligence armazenadas na nuvem que, a partir dos dados de diferentes equipes, oferece análises e insights
- HubSpot: tem diversas ferramentas de marketing e vendas que funcionam integradas, facilitando a análise.
6. Produtividade
No dia a dia da área comercial, os vendedores podem perder o foco, investindo tempo em atividades que não contribuem para o alcance das metas.
Para auxiliá-los a focar no que interessa, há diversas ferramentas de produtividade em vendas. A categoria é um guarda-chuva que inclui plataformas que ajudam os vendedores em suas atividades diárias e permitem fechar mais vendas.
Elas possibilitam fazer chamadas, agendar reuniões, escrever propostas, criar relatórios, automatizar tarefas repetitivas e muito mais.
- Slack: centraliza a comunicação em um só lugar
- Calendly: facilita o agendamento de reuniões
- Miro: lousa online que facilita a colaboração, principalmente entre equipes remotas
7. Assinatura digital
As ferramentas de assinatura digital são valiosas no dia a dia de vendas, possibilitando coletar assinaturas em documentos como contratos e propostas com segurança.
Esse tipo de plataforma ajuda a reduzir tarefas administrativas além de diminuir o uso do papel. Além disso, pode incluir prazos de assinatura, templates de contrato, integrações com outras ferramentas.
- DocuSign: uma das opções mais conhecidas, é voltada para empresas maiores e possibilita integração com Salesforce, produtos do Google, entre outros
- Adobe Sign: permite enviar, assinar, gerir e armazenar documentos com assinaturas eletrônicas seguras
- Clicksign: empresa brasileira pioneira em assinaturas digitais no país, permite assinar por email, SMS ou WhatsApp, com ou sem certificado digital
- Assine.Online: ferramenta brasileira, permite fazer gestão e assinatura de documentos digitais, contando inclusive com um plano gratuito.
8. Automação de marketing
As ferramentas de automação de marketing ajudam na atração e qualificação de contatos que serão repassados para vendas.
Por meio delas é possível simplificar e otimizar estratégias de marketing, automatizando tarefas como o envio de emails, a geração de leads e as publicações nas redes sociais.
É possível construir uma base de contatos rica a partir de conversões, por exemplo quando um contato deixa suas informações em troca de um material como um ebook.
- RD Station Marketing: ferramenta que permite criar emails, landing pages, gerir redes sociais, entre outras possibilidades, automatizando diversas frentes do marketing e gerando contatos qualificados para vendas
- HubSpot: software robusto que reúne diversas funcionalidades para empresas que querem implementar campanhas de inbound marketing
- ActiveCampaign: plataforma de automação que permite automatizar diversas atividades do marketing e fazer integrações
Por hoje era isso, achou útil as dicas? Então, continue acompanhando o nosso blog para aprender tudo sobre o universo de vendas complexas e account-based marketing! Se você acha que faltou alguma ferramenta, deixa sua sugestão pra gente 🙂