Ética no ABM: quais são os desafios e como respeitar a privacidade de dados dos clientes
É possível fazer Account-Based Marketing respeitando a privacidade de dados dos clientes? Veja como ter transparência e ética no ABM!
Quem trabalha com Account-Based Marketing sabe que um dos pilares dessa abordagem é a personalização.
Para construir campanhas focadas nas empresas que desejam conquistar, os negócios que investem em ABM utilizam uma grande quantidade de dados dos seus públicos-alvo, que incluem padrões de consumo e informações demográficas como idade, gênero e localização.
O que pouco se fala, no entanto, é que essa prática também traz desafios éticos e preocupações sobre a privacidade dos consumidores.
Se você tem questões sobre ética no ABM, continue a leitura do artigo! Nele vamos falar sobre isso e também sobre conciliar a estratégia com a transparência e a privacidade de dados, tão importantes para os consumidores hoje em dia.
A importância da segmentação e da personalização no Account-Based Marketing
A segmentação é uma estratégia de marketing que envolve dividir uma base de clientes em grupos que compartilham características ou comportamentos. Ao fazer isso, os negócios entendem melhor seus consumidores, customizam campanhas e, se o trabalho for bem feito, obtêm maior retorno financeiro.
Os consumidores podem ser segmentados de diversas maneiras: faixa etária, gênero, localização, interesses. No Account-Based Marketing, que é focado em empresas que vendem para outras empresas (B2B), o mais comum é fazer segmentações por tamanho da empresa ou setor de atuação.
Depois dessa divisão, entra a personalização, que tem como objetivo adaptar os conteúdos e mensagens de uma empresa para deixá-los de acordo com cada perfil de cliente que foi segmentado.
Quais são os desafios éticos do Account-Based Marketing?
No ABM, onde as campanhas podem inclusive ser feitas com foco específico em uma só empresa, a segmentação e a personalização são fundamentais.
No entanto, é essencial considerar que isso também pode trazer implicações éticas. Cabe às empresas se assegurar de que estão respeitando a privacidade dos consumidores e sendo transparentes sobre a maneira como coletam, armazenam e utilizam os dados.
A seguir, trazemos 3 pontos que podem ser desafios éticos do ABM:
Privacidade
Uma das principais preocupações relacionadas à segmentação de consumidores é a privacidade. Quando coletam e analisam dados dos clientes e potenciais clientes para fazer campanhas, as empresas devem garantir que estão protegendo essas informações e agindo conforme as leis de proteção de dados.
Isso inclui obter o consentimento do público para a coleta de dados e garantir que as informações são armazenadas de forma segura e somente com o propósito alegado inicialmente.
Discriminação
Outro ponto que é um dilema ético quando se fala de ABM é a discriminação. As empresas precisam ter cuidado para não usar a segmentação dos clientes para discriminar grupos com base em gênero, religião, orientação sexual e outras características.
Transparência
O terceiro e último ponto que trazemos é a transparência. As empresas que fazem campanhas segmentadas precisam ser transparentes quanto aos seus métodos de coleta de dados, como essas informações estão sendo usadas para criar campanhas segmentadas e como os clientes podem interromper essa coleta, caso assim desejem.
Ética em campanhas de marketing: o que diz a legislação?
Na medida que as empresas coletam e analisam dados para criar campanhas segmentadas de marketing, além de outros usos, cresce também a preocupação com a privacidade dos usuários. É por isso que têm surgido, na última década, leis focadas na proteção de dados.
As normas são focadas em regular como as campanhas coletam, armazenam e usam esses dados. Um exemplo é a lei europeia General Data Protection Regulation (GDPR), que inspirou a criação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil.
As empresas devem se assegurar de que estão atuando de acordo com as normas vigentes nos países em que atuam, não só para proteger os dados dos consumidores como para evitar processos.
Para isso, o básico é obter consentimento dos consumidores ao coletar dados, armazená-los com segurança e dar ao público controle sobre suas informações.
Como equilibrar a segmentação de clientes e os desafios éticos no Account-Based Marketing
Como falamos, a segmentação e a personalização constituem o ABM. Mas como fazer campanhas direcionadas sem esbarrar em questões éticas como as que detalhamos no artigo?
- O primeiro ponto é ter cuidado na hora de coletar informações. Colete somente o que for necessário para suas campanhas.
- Também é recomendado revisar e monitorar suas segmentações, para garantir que elas não são enviesadas
- Dê controle aos consumidores sobre a maneira como os dados deles é usada, o que inclui escolherem os dados que querem compartilhar
- Tenha consciência sobre a responsabilidade social que sua empresa possui e priorize o bem-estar dos consumidores, evitando, por exemplo, a publicidade enganosa
- Por fim, nossa última dica é contar com ferramentas que atuem em conformidade com a legislação brasileira de proteção de dados, como a Maestro ABM
Continue aprendendo sobre Account-Based Marketing
Quer continuar aprendendo sobre Account-Based Marketing? Então confira o episódio do nosso podcast ABM na prática: