Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.


31 / maio / 2023 • Por: Felipe Spina

Marketing de performance x Growth Marketing: qual a diferença e quando usar

Estratégias de marketing não são todas iguais! Entenda mais sobre o marketing de performance e de crescimento.

 

Playbook Account Based Marketing

 

Se alguém te perguntasse qual é o objetivo das suas campanhas de marketing, você saberia responder? 

Muitos profissionais pensam que o foco de toda estratégia de marketing é “melhorar o seu negócio”. Mas isso é muito vago, ainda mais quando falamos do mercado B2B. A verdade é que a forma como você melhora e provoca mudanças de negócios depende do tipo de marketing que você usa. 

Marketing de performance não é a mesma coisa que marketing de crescimento (Growth Hacking), por exemplo. Compreender as duas abordagens pode te ajudar a garantir que a estratégia de marketing correta está sendo utilizada para atingir as metas específicas da sua empresa. 

 

Marketing de performance e Growth Marketing são a mesma coisa?

Como disse logo no início, não. Enquanto o Growth Marketing foca no crescimento de longo prazo, o Marketing de performance é uma estratégia de curto prazo. O primeiro visa reter e atrair novos clientes para a empresa, testando novas abordagens para descobrir rapidamente o que funciona e o que não; já o segundo busca resultados rápidos e mensuráveis, onde o investimento é feito quando certas ações são realizadas (como uma venda ou clique, por exemplo).

Mas isso foi apenas um spoiler para começar a esclarecer as ideias na sua cabeça. A seguir vamos nos aprofundar mais em cada uma das estratégias.

 

O que é Marketing de performance

O marketing de performance (ou marketing de desempenho) é um marketing que foca no ROI de uma empresa. Seu principal benefício é fornecer dados para avaliar como o dinheiro está sendo investido, o que permite também ter uma visão mais clara sobre os canais mais interessantes para o negócio. Se o seu objetivo é obter o maior retorno sobre investimento possível em uma campanha, essa é uma abordagem que vale a pena seguir.

O marketing de performance é uma estratégia especialmente interessante para equipes que possuem um orçamento limitado e “pressa” em resultados. Como seu foco é no ROI, os principais objetivos desse tipo de marketing incluem ações como: levar mais tráfego para o site, gerar mais Leads e convertê-los em clientes e concluir mais vendas. 

Esse tipo de marketing é usado principalmente em times de geração de demanda, como por exemplo os responsáveis por anúncios de mídia paga. O marketing de performance permite que você determine quanto dinheiro quer gastar com cada anúncio e te coloca no controle de quantos cliques está disposto a pagar. Ao analisar os dados, você pode segmentar os anúncios para otimizar ainda mais seu orçamento de marketing.

 

Canais e métricas do Marketing de performance

Os principais canais onde o marketing de performance é utilizado são:

  • Mídias sociais: esse canal é atrativo porque atinge instantaneamente clientes em potencial e os convida à ação, através de publicações que aparecem no feed ou na linha do tempo de um usuário;
  • Marketing de busca:  o search engine marketing (SEM) também é o foco do marketing de performance, pois permite usar publicidade paga para garantir que as soluções da empresa sejam exibidas no topo da primeira página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs);
  • Marketing de afiliados: esse canal explora o poder de influência de outras pessoas para vender as soluções da empresa, e é facilmente mensurável;
  • Anúncios em banner: através deles, é possível inserir anúncios em sites populares entre o público-alvo da sua empresa;
  • Publicidade nativa: publicidade nativa é quando um anúncio pago parece coeso com o conteúdo da página em que está sendo exibido. É um canal que permite que seu conteúdo patrocinado viva em harmonia ao lado de outros tipos de conteúdo orgânico.

Uma vez que o marketing de performance foca em devolver e multiplicar rapidamente o capital investido nas campanhas de marketing, suas métricas giram em torno do custo financeiro das ações. As métricas mais comuns utilizadas nessa estratégia incluem: custo por clique (CPC), custo por Lead (CPL) e custo por venda (CPS). Ou seja, são indicadores mensuráveis e relacionados ao financeiro.

Métricas para cada etapa do funil de vendas – método AARRR

 

O que é Growth Marketing

Growth marketing (marketing de crescimento), como o próprio nome já diz, é uma abordagem que engloba os esforços de marketing que visam expandir um negócio. O objetivo desse marketing é construir o reconhecimento da marca, melhorar sua base de clientes leais e mover Leads ao longo do funil de vendas. Eu, particularmente, sou muito fã dessa estratégia.

O marketing de crescimento se concentra nos consumidores e em suas necessidades. As equipes de marketing que utilizam esse tipo de estratégia podem (e devem) utilizar pesquisas, avaliações e opiniões de engajamento do cliente para avaliar o sucesso de seus esforços. A intenção do growth marketing é entender o que realmente funciona e o que não, por isso seus maiores objetivos de campanha incluem: criar reconhecimento da marca, construir credibilidade/confiança, educar o público, fidelizar de clientes existentes, gerar e nutrir Leads.

 

Canais e métricas do Growth Marketing

Os principais canais utilizados no marketing de crescimento são:

  • Conteúdo: esse canal é utilizado principalmente para educação do público-alvo, promovendo informações relevantes através dos mais variados formatos;
  • Motor de Otimização de Busca: para potencializar ainda mais o conteúdo, é indispensável trabalhar também com o SEO. Esse canal é responsável por aumentar o tráfego orgânico e manter o site da empresa visível para a audiência;

  • Email Marketing: o email ainda é um dos principais canais de growth marketing, utilizado principalmente para nutrir o relacionamento com Leads;
  • Mídias sociais: as redes sociais também são utilizadas no marketing de crescimento, mas com uma proposta mais voltada ao relacionamento com a audiência, diferentemente do marketing de performance;

  • Eventos: tanto offline quanto online, os eventos e conferências são um canal que permite explorar diversos objetivos de uma campanha de growth marketing em um só lugar.

Como você pode observar, o growth marketing se preocupa com a atenção e atividade que obtém do público. Por isso, entre seus principais indicadores estão métricas como: volume de tráfego do site, taxa de recompra e taxa de rotatividade. São métricas que se concentram na aquisição, engajamento e retenção dos clientes. 

(Atualizado) Como medir o sucesso do ABM: 11 KPIs para ficar de olho

 

Principais diferenças entre Marketing de performance e Growth Marketing

Apesar de suas semelhanças, existem diferenças significativas entre o marketing de performance  e o marketing de crescimento. A maior delas é o foco dos esforços de marketing ao utilizar cada uma: o marketing de performance é focado no lucro e beneficia amplamente a marca; o marketing de crescimento, por outro lado, é focado no consumidor e faz o possível para beneficiar os clientes e também a marca.

Outra grande diferença entre os esforços de marketing de performance e de crescimento é a duração das campanhas. As campanhas de marketing de desempenho geralmente são campanhas de curto prazo, focadas em retornos mais rápidos do seu investimento. Já as campanhas de growth marketing geralmente ocorrem por um longo período de tempo – o que significa que as equipes de marketing verão um retorno mais lento, porém mais estável, de seu investimento.

O resultado esperado também é diferente em cada abordagem. No marketing de performance, o sucesso significa que determinados indicadores-chave de desempenho estão sendo atendidos. No marketing de crescimento, por sua vez, o sucesso depende do crescimento sustentável dos negócios e da construção de relacionamentos reais com os clientes.

Por fim, o marketing de performance é baseado em métodos testados e comprovados que trazem resultados tangíveis. Já o growth marketing utiliza técnicas comprovadas e adiciona camadas de personalização, novas iniciativas e testes. Muitos testes.

 

guia de abm simplificado

 

E onde entra o Account-Based Marketing?

O Account-Based Marketing – ABM, é uma metodologia que pode ser aplicada tanto no Marketing de Performance quanto no Growth Marketing, dependendo do contexto e dos objetivos da empresa.

No Marketing de Performance, o foco está na mensuração e otimização dos resultados. Nesse sentido, o ABM pode ser utilizado como uma abordagem para impulsionar o desempenho das campanhas de marketing, direcionando esforços específicos para contas estratégicas e de alto potencial. O ABM no Marketing de Performance busca maximizar a eficiência e os resultados em termos de geração de leads, conversões e retorno sobre o investimento.

Por outro lado, o ABM também se encaixa no contexto do Growth Marketing. O Growth Marketing se concentra em impulsionar o crescimento sustentável da empresa, explorando oportunidades em todas as fases do funil de vendas. Nesse sentido, o ABM é uma estratégia que pode ser utilizada para identificar, atrair e engajar os clientes ideais, focando em contas estratégicas de alto potencial para impulsionar o crescimento e a retenção de clientes.

Em resumo, o ABM pode ser uma estratégia valiosa tanto no Marketing de Performance quanto no Growth Marketing, dependendo dos objetivos e das necessidades da empresa. Se interessou? Solicite um diagnóstico gratuito de ABM para a sua empresa 🙂

Compartilhar esse post