Retrospectiva Maestro ABM: tudo que rolou em 2022
Depois de um ano de muito trabalho, de muito empenho e comprometimento, é o momento de olhar para trás e comemorar o que realizamos. O ano de 2022, foi muito mais que apenas de dias, semanas e meses, foi sobre a colaboração de todos aqueles que estão empenhados no sucesso da Maestro.
O ano é feito de clientes, colaboradores, investidores e amigos e que confiam na nossa missão. Erros, acertos, superação e evolução estiveram conosco. É o momento de celebrar cada pequeno marco e planejar novas metas para o ano que vai começar.
Nosso objetivo é e continuará sendo muito claro:
- Capacitar profissionais para o ABM com a nossa Certificação
- Facilitar o processo da metodologia por meio do Maestro ABM, nosso software
Um ano de muitos primeiros
A Maestro nasceu, oficialmente, em janeiro de 2022. No Brasil, fomos os primeiros a…
- Desenvolver um software dedicado à metodologia de Account-Based Marketing
- Criar um curso de ABM, a Certificação em Account-Based Marketing
- Ter um Portal de ABM, que reúne diversos formatos de conteúdo para ensinar o ABM a profissionais de diferentes níveis de conhecimento
- Lançar um Podcast sobre o assunto, o ABM na Prática
- Criar e fortalecer uma comunidade de mulheres profissionais de Marketing, Vendas e CS que queiram aprender e evoluir no ABM
- Descomplicar o ABM, produzindo um material para iniciantes
- Ser listados com mais reviews na categoria ABM no Portal B2B Stack
O que falam sobre a Maestro
Também tivemos nossos primeiros…
- Clientes de diversos segmentos
- Investimento pré-seed liderado pela SaaSholic
- Time de desenvolvedores, Customer Success e conteúdo
- Patrocínio dos eventos nacionais: Exact Network (Exact sales) e RD Summit (RD Station)
- Patrocínio de um evento internacional: Web Summit (Portugal)
- Apoio no evento Expo Consulting, o principal evento sobre serviços empresariais e consultorias de negócios do Brasil
- Apoio e participação em 3 eventos online com as empresas BI Machine, Ploomes e Cortex
- Lançamento da News Maestro com os principais dados e novidades do mercado de ABM
- Lançamento da nossa marca de vinhos, drinks e espumantes em lata
- Integração com outros softwares
- Materiais educativos
- Código de cultura
- Profissionais Certificados em Account-Based Marketing
Produto
Nesse primeiro ano foi um grande desafio entender as necessidades dos nossos clientes em relação ao produto, o que eles realmente estavam esperando resolver e o que faltava que os ajudaria na execução da estratégia de ABM.
Realizamos entrevistas, pesquisas, coletamos inúmeros feedbacks e, mesmo no curto prazo, conseguimos trazer os clientes mais para dentro da plataforma, criar esse novo hábito de uso, que não se trata apenas de mais uma ferramenta, mas uma nova cultura de trabalho com o ABM dentro de cada empresa.
Junto com o time de CS, estamos chegando em resultados muito interessantes, que mostram que estamos cada vez mais gerando valor real para os clientes. Confira abaixo algumas das atualizações que rolaram no Q4 do Maestro ABM.
Pessoas
Estamos construindo um show, um concerto! Estamos no palco e não na plateia, treinamos muito para colocar o concerto em prática.
A cultura de conduzir o concerto, é co-criar e ajudar a construir. Cada músico toca seu instrumento. Seja programando o software, fazendo nossas comunicações ou ajudando clientes. Cada um tem o seu papel, mas o mais importante é todos estarem em sintonia.
Prezamos por um jogo limpo em qualquer situação. Nosso código de cultura é claro. O processo precisa ser organizado, não necessariamente a versão final, mas que possa sempre ser adaptado, mensurado e melhorado. É o que nosso time entrega.
Quem está nessa orquestra?
Como é fazer parte disso?
Imprensa
Confira o que saiu na mídia sobre a Maestro em 2022:
- Brazil Journal: Maestro ABM quer ser “a nova RD Station” — com marketing baseado em contas
- Startups to Watch pela Julia De Lucca especialista em Tecnologia do Itaú BBA
- Maestro ABM levanta pré-seed para colocar sua “orquestra” na rua
- Startupi: Startup de software para marketing B2B recebe aporte
- Economia SP: Maestro ABM, de Felipe Spina, capta R$ 620 mil e quer ajudar nas vendas para grandes empresas
- Anúncio do Felipe Spina saindo do Distrito para empreender
- Acontecendo Aqui
Alguns conteúdos que produzimos
Cases de sucesso em ABM:
Mesmo com uma equipe enxuta de 10 pessoas e, ainda em estágio inicial, já auxiliamos mais de 30 empresas e geramos alguns cases de sucesso, com destaque para:
- Redução de 50% no ciclo para solicitação de POC – Proof of Concept, a evidência documentada de que um software pode ser bem-sucedido
- Geração de demanda de contas multinacionais
- Fechamento de contratos com grandes clientes de diversos setores, como tecnologia para bancos, ERPs para médias e grandes empresas, ERPs para transporte, tecnologia focada na prevenção de fraude, tecnologia para saúde e hospitais.
Alguns cases de ABM:
- Perfil Group – Estudo de caso
- Phonetrack – Estudo de caso
- Quiron – Estudo de caso
- Ilegra – Estudo de caso
Alguns números da Maestro ABM
Como que não pode ser medido não pode ser melhorado, vamos a alguns números? Saímos do zero há apenas alguns meses e já nos orgulhamos de cada número a mais contabilizado, onde quer que seja, inclusive por ser um tema muito novo no mercado brasileiro.
- 11 pessoas no time
- 22 clientes
- +100 profissionais certificados em ABM
- 3 eventos patrocinados
- +50 novos artigos publicados no portal accountbasedmarketing.com.br
- +140.000 de acessos orgânicos no portal
- 43 videos no YouTube
- +2k seguidores nas redes sociais
- 11 episódios do Podcast ABM na Prática
- +500 minutos de conteúdo em áudio através do Podcast, mais que 84% de outros da categoria
- 289 profissionais na comunidade ABM Brasil
- 87 mulheres na Comunidade Woman in ABM
- +20 palestras em 11 cidades
- 9 workshops ministrados
- 6 materiais educativos
- Média NPS 70
- 4 cases de sucesso
Cada número, muitas vezes, representa uma pessoa que acredita na Maestro ou tem interesse em aprender conosco. Nossa meta é aumentar cada vez mais essa grande orquestra!
Agora, é tempo de olhar para frente.
E os principais objetivos de ABM para o próximo ano?
- Continuar sendo a melhor solução para nossos clientes e parceiros
- Educar e ajudar na formação de novos profissionais em ABM
- Novas funcionalidades para o nosso produto Maestro ABM
- Novos cursos e certificações
- Ser um grande ecossistema e comunidade para vendas complexas B2B
- …e muito mais!
Que 2023 chegue primeiramente com muita saúde e coragem. Isso já é o suficiente para conseguirmos todo o resto.
Nós agradecemos pela confiança depositada em nossa equipe até aqui. Ano que vem tem (muito) mais!